O tempo não é tema de conversa (o tempo no sentido metereológico, claro. O tempo no sentido cronológico até dava mais que pano para umas existencialistas mangas). O tempo é só o mais antigo e básico assassino de silêncios desconfortáveis. Falar sobre o tempo é só enganarmo-nos e aos outros simulando que a sua companhia transmite-nos mais que indiferença. Um silêncio carregado é mais alto e diz muito mais que a futilidade de discutir sobre o calor que faz hoje ou que fará amanhã. O tempo é tão antigo e básico, que o Homem de Cro-Magnon já o deveria usar. Quando na presença de um desconhecido, emitia uns sons guturais e apontava para o céu. Falar sobre o tempo não é conversa. Não exige grande cultura. Basta teres os dotes linguísticos de uma criança de 6 anos ou menos e não seres um total idiota que confunda uma chuva de granizo com um dia de praia e estarás apto para enebriantes diálogos sobre as condições climatéricas. Não é um exercício de dialéctica. É a anunciação de factos objectivos visíveis a olho nú. É uma Lapalisada sobre a Natureza. Não tentas convencer ninguém. O tempo não dá espaço ao subjectivo, não dá aso a polémicas. É uma conversa oca e fria e impotente. Sem paixão nem tesão. Dizes: "Está a chover". Ninguém te diz: "Meu caro amigo, permita-me discordar. Para mim não está a chover". Ninguém anda à batatada por causa de saber se afinal está nevoeiro ou não. O mais longe a que a conversa pode chegar é:
- quando alguém tenta aumentar a subjectividade: "Isto não é frio não é nada. Em 1931, na serra, apanhávamos Invernos de neve e com -15º e ninguém morria".
- quando alguém tenta dar uma opinião política: "Com os socialistas no poder, nunca mais vamos ter verões amenos".
- quando alguém tenta dar uma opinião política extremista: "Ao menos com o Salazar tínhamos frio no Inverno e calor no Verão".
- quando alguém tenta dar uma de contestatário: "Amanhã diz que vai chover, mas com esses gajos nunca se sabe. Esses cabrões da metereologia estão sempre a errar".
- quando alguém tenta dar uma de contestatário à escala global e demonstrar preocupações ambientalistas: "Este calor não é natural, eles dão cabo da camada de ozono e qualquer dia vai tudo pelos ares".
Como tema de conversa é fraco. Agora como tema para post...;)
Sem comentários:
Enviar um comentário