quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Suburbia

Em nome do Comité de Vizinhos, deixe-me dar a si e à sua família as boas-vindas ao nosso Wild Pines Boulevard, e desejar que vivam felizes na nossa urbanização durante muitos anos.

Sabe, Wild Pines Boulevard é o sítio onde todos os seus sonhos se tornam realidade!
Oh, não pense que o digo como uma frase de marketing do Sector Imobiliário. Afinal, o meu bom amigo já comprou a sua casa. Tampouco o digo como uma batida metáfora de boas-vindas.
Acredite, digo-o literalmente. Na urbanização Wild Pines Boulevard TODOS os seus sonhos se tornam realidade. Espero que a Agência Imobiliária o tenha avisado, e reforçado veemente essa característica da nossa feliz, pequena e pacata zona residencial suburbana. Todos os seus sonhos se tornam realidade. Está preparado para isso? Na verdade, é uma enorme felicidade o que se passa aqui, e com um bocado de esforço e experiência, podemos controlar os nossos sonhos, pensamentos e ambições menos agradáveis de forma a conservar o espírito de boa vizinhança que nos caracteriza. Com um bocado de auto-controle, poderá mesmo sublimar os pesadelos que tem ao dormir. Contamos consigo e esperemos que o faça, e que seja um excelente vizinho.

Não vou mentir. O Homem é um ser egoísta, e muitas vezes os sonhos dos vizinhos são antagónicos e incompatíveis. Quando tal acontece, não é raro que Wild Pines Boulevard entre em paradoxos. O próprio tecido da realidade é totalmente alterado, de tempos a tempos, na nossa comunidade. É inútil procurarem-nos por GPS. O que deve ser não é. O que é não deveria ser.
Felizmente somos todos amigos, e tudo volta ao normal.

Mas cá entre nós que ninguém nos ouve…a nossa felicidade é um fardo difícil de suportar. O Homem só aguenta o peso da mochila do Passado e a dureza e obstáculos da caminhada do Presente mantendo em mente a meta Futura. Fazendo planos, definindo objectivos, tendo ambições e sonhos. Uma vez alcançadas as metas traçadas, cumpridos os planos, atingidos os objectivos, saciadas as ambições, realizados todos os sonhos, que nos resta? Nada. Nada excepto um enorme buraco. Por medo que esse buraco nos engula, tentamos tapá-lo, enchendo-o de churrascadas de amigos e bens materiais. Fazemos barbeques na vizinhança para mostrar aos outros as nossas posses, despoletando-lhes invejas que eles satisfazem, convidando-os por seu turno a novos barbeques em suas casas, para nos mostrarem as sua posses. Entramos assim em competição. Os nossos Vazios iniciam nessa guerra fria material e cordial um viciante círculo vicioso.

Somos abertos e tolerantes. Conforme se lê na brochura, um elegante folheto publicitário com frases a dourado sob fundo negro e lindas fotos da urbanização, aceitamos de bom grado pessoas de todas as raças, credos e orientações sexuais. A aparente abertura de mentalidade mais não significa aceitação. Tolerar nunca foi aceitar. É somente o politicamente hipócrita, o redimir do peso na nossa consciência colectiva como Homens Ocidentais.

Estamos seguros. Somos vigiados. As ruas são seguras, pois todos os nossos olhos espreitam à noite, desde as persianas semi-cerradas. Por isso os nossos jardins são impecáveis. Debaixo dos tapetes verdes dos nossos jardins enterramos bem fundo os nossos podres e esperamos que os cães do vizinho não os venham desenterrar.

Agora que falo nisso…as frases douradas a ocultarem um fundo negro são uma bela metáfora de Wild Pines Boulevard. Uma ironia triste escondida sob uma coincidência estética.


Mas chega de pensamentos deprimentes! Sejam Bem-Vindos!
Com certeza que sim, meu amigo, todo o bairro ficará encantado em fazer em breve uma pequena soirée em vossa casa, para todos nos conhecermos um pouco melhor. Toda a gente trará um pequeno detalhe de boas-vindas.
Dentro de um mês haverá um concurso para ver quem tem o jardim mais bonito da vizinhança. O feliz vencedor será contemplado com uma pequena estátua de mármore italiano, de muito bom gosto. Verá…aqui somos todos amigos. Uma família grande…

1 comentário:

carmuue disse...

ok...isto foi um bocadinho creepy...