quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Enquanto isso, 817 anos atrás...


Estou na Cidade do Vaticano, em 1190, onde o Papa Gregório VIII viu recentemente o seu propósito de mandar mais 20.000 cruzados para a Terra Santa desaconselhada pelo Concílio dos Cardeais. Estou aqui para saber a opinião dele.

- Santidade, eu sou de Portugal e…
- Não conheço.
- Pois, é um estado relativamente novo, talvez mais conhecido por Condado Portucalensis.
- Ah sim, era aquela parte da Gallaecia, não é?
- Sim, é isso.
- Curioso, se és da Gallaecia, por certo devias ter sangue celta e/ou suevo. Mas não tens uma fronha muito nórdica. Não serás judeu ou árabe, por acaso? É que nas caves do Castel Gandolfo tenho uns instrumentos de tortura novos que ando mortinho para experimentar...
- Ah, nãaaao, nada disso!! Eu sou celta, mas celta purinho mesmo. Celta celta, sem sangue saxónico. O celta tradicional, mais escurinho, tipo Catherine Zeta-Jones ou Sean Connery.
- Não conheço.
- Não importa. Sua Santidade, que acha do seu propósito de enviar ainda mais tropas para combater Saladino ter sido desaconselhado pelos seus próprios cardeais? Não acha que é um sinónimo que toda a gente já está farta desta 2ª Cruzada?
- Recuar agora é dar a vitória aos inimigos de Deus. Jerusalém estará tomada em breve.
- Alguns pensam que esta 2ª Cruzada foi baseada em interesses económicos, e nada mais.
- É mentira! Só lutamos pela Glória de Deus! Além do mais, que há de valioso naquela terra? Já lá foste? Aquilo é só areia, areia, areia, uma pedra, areia, areia, areia, areia, outra pedra, areia, areia, areia, um cato, areia, areia, um camelo, areia, areia, areia, areia, outra pedra, areia, areia, areia…

2 horas depois:

…areia, areia, areia! Mais nada. Queremos é reconquistar Jerusalém para maior Glória de Deus. Porque sejamos francos, meu amigo, aquelas terreolas nunca vão ter nenhum recurso pelo qual valha a pena verter sanguinho inocente.
- Pois, acredito que não! De qualquer forma, fora de Itália, os seus tradicionais aliados já desaprovam a Cruzada. O rei de França e o Imperador do Santo Império Romano-Germânico já desistiram, e discordam totalmente da guerra.
- Os covardes do costume!! Como diria o recentemente exonerado Cardeal Donaldus Rumsfeldius, essa é a Velha Europa. Interessa-nos isso sim, a nova Europa, a de Leste, a Polónia, a Hungria…e claro, podemos sempre contar com a eterna sabujice do rei da Inglaterra, e com a dos Reis da Hispânia, como o teu, que não ajuda materialmente, mas dá apoio moral.
- Pois, é o costume. De qualquer maneira, o objectivo é, nas suas palavras “feudalizar” o Médio Oriente. Explique-se melhor.
- Como creio que compreendes, Saladino é um tirano riquíssimo que tem poder de vida e morte sobre milhares de civis muito pobres. Isso é inumano. Daí termos a vontade de instalar o nobre sistema feudal em voga na nossa bela Europa, em que um rei riquíssimo tem poder de vida ou morte sobre meia dúzia de nobres muito ricos, que por sua vez têm poder de vida ou morte sobre milhares de civis muito pobres. É assim, no nosso civilizado Ocidente!
- Pode-se então falar de um choque de civilizações.
- Hum, talvez. Veja-se por exemplo o que aconteceu com os Daneses. Os escandinavos são, como se sabe, povos muito educados. Chegam nos seus drakkars, atacam cidades costeiras, roubam, pilham, violam, matam, queimam, e vão-se embora sem chatear ninguém. Mas quando fizeram isso em Tânger, logo todos os sarracenos começaram a boicotar produtos dinamarqueses, a dizer que havia algo de podre no reino deles, a queimar bandeiras vikings. Foi muito desagradável; os árabes, aquilo é gente sem poder de encaixe nem sentido de humor.
- É verdade, é. Mas acha que a vitória está próxima?
- Recuar agora seria morrer. Jerusalém será tomada, para maior..
- …Glória de Deus, já sei. In God We Trust, poder-se-ia dizer! Mas olhe que aquilo está feio. Fala-se de muitas baixas ocidentais.
- O que se passa em Jerusalém, permanece em Jerusalém. A Cruzada está ganha!!
- Sua Santidade, tem havido atropelos aos direitos humanos. Há notícias de abusos num campo de prisioneiros na Terra Santa…
- É como eu disse, os sarracenos não têm sentido de humor!
- …bem como notícias que nos dão conta que os cruzados passam a vida a matar, a roubar, a pilhar…
- NÃO TÊM SENTIDO DE HUMOR!!!
- Pois! Sua Santidade, uma última pergunta. Tem-se dito que os Serviços Secretos do Vaticano prendem árabes sem mandato de captura nem acusação formada, por tempo indeterminado e sem dizerem nada à família. Também se diz que os embarcam em navios que fazem viagens clandestinas até pontos na Europa, onde são torturados. E por favor, não me diga que eles não têm sentido de humor. Sua Santidade lembra-me um líder mundial do século XXI. Os seus argumentos são tão brilhantemente divinos, que a maior parte das coisas que diz não é percebida por nós, comuns mortais, e parece-nos que ele é um idiota!
- Ok! Tudo o que disseste é verdade. Sim, eles são presos e torturados, e mortos, mas toda a gente sabe disso! Estamos na Idade Média, DUH!!! Para ti que vens do século XXI, os nossos métodos devem parecer bárbaros e inimagináveis. Até gostava de saber como são as coisas no teu tempo.
- Hãa…Pois, Sua Santidade, já não temos mais tempo de satélite. Fiquemos por aqui, obrigado.

Post-Scriptum: Obviamente, que isto é ficção. Como queriam que eu tivesse estado no Vaticano em 1190? Estou, isso sim a postar isto num cyber-coffe shop, em Amsterdão, no século XVII, com os meus amigos Rembrandt e Vermeer, estávamos aqui a beber umas canecas de 0,5 litros de Heineken, e a fumar umas charutadas, e viro-me eu e digo assim:
- Olha lá, Rembry, a tua pintura tem muita luz e alegria, pá, porque é que não tentas algo um coche mais dark? Algo tipo gore, sei lá, uma aula onde um bando de freaks estivesse todo entusiasmado a ver um prof. cortar um cadáver às postas. E vai ele e diz-me assim:
- Eh pá, Sergy, tens umas ideias do caralho! Vou pensar nisso!
E vai o Vermeer e diz:
- Falando de cadáveres, lembrei-me da frígida e insuportável da minha mulher. Até lhe gamei uns brincos de pérola que lhe tinha oferecido e vou dá-los a uma empregadita que ando a comer!
Ao que eu digo:
- Ya, fazes bem Vermy! E até lhe podes pintar o retrato. É que essa vai ser a Scarlettezita.
Ao que eles me perguntam quem caralhos é a Scarlettzita, e contesto-lhes eu que

Sem comentários: