domingo, 10 de junho de 2007

A Gore movie


As reuniões do G-8 são engraçadas. Há sempre situações hilariantes, quase sempre associadas ao George W. Bush (na penúltima foi a massagem de ombros à Merkel,
desta vez foi o seu problema estomacal), malta anti-globalização a levar cacetada da polícia, e sobretudo discutem-se temas importantes. Desta feita dever-se-ia ter discutido o problema do aquecimento globar e das emissões de c02, mas achou-se mais piada estar-se a brincar ao regresso à Guerra Fria.
Vi recentemente o filme-documentário baseado no livro do Al Gore, Uma Verdade Inconveniente.

É um bom documentário, com algumas referências biográficas a Al Gore. Al Gore, que se faz pagar bem pelas suas conferências/eco-gritos de aviso, como todo bom americano tem espírito de showbizz e consegue dar um toque de espectáculo e interesse a uma coisa que um europeu tornaria certamente bem mais chata e monótona.

Al Gore não é tão anarca como Michael Moore, evidentemente, e mostrou bom perder relativamente à sua duvidosa derrota eleitoral de 2000 ao mesmo tempo que não é demasiado rude com o lobby do petróleo e do gás.

Tenho que dizer que fiquei preocupado. As estatísticas e factos puros e duros apresentados por Gore demonstram que emitiu-se mais c02 nas últimas décadas que nas centenas de milhares de anos anteriores. Agora que o buraco no ozono parece ser um problema menor, o risco de se derreterem as calotas polares e o risco de secas e inundações terríveis são perigos bem reais.
O filme dá conselhos sobre como podemos ajudar a não matarmos totalmente o nosso planeta. Claro que eu tenho a esperança que a Terra acabe connosco antes que nós acabemos com ela.
Pessoalmente estou a torcer pela Terra.
Mais aqui

1 comentário:

Precious disse...

O tio George W. nunca nos deixa ficar mal quando se trata de fazer figuras de urso.
Além da massagem aos ombros da Angie, ele também fez outra engraçada nesse G8. Qualquer que fosse a pergunta que lhe fizessem, falava sempre no porco que ia comer ao jantar. Iraque? "I'm looking forward to the roast pork we're having".