domingo, 17 de junho de 2007

Laferia


Um país tem que ser culturalmente morto, ou pelo menos semi-comatoso para considerar como seu melhor encenador alguém que só aposta em cavalos ganhadores.
Eu não discuto nem tento rebaixar as capacidades de encenação de Filipe Laferia. Com certeza que o senhor tem grandes qualidades de liderança cénica e competência técnica. Porém, a sua obra não tem nada de original, inovador, arrojado ou polémico.
Ele escolhe sempre obras que são grandes clássicos, consensuais e amados pela maioria. Não tem como perder.

Laferia há dias fez um ultimato sério ao público portuense. Diz que só aceitava a responsabilidade de estar à frente do Teatro Rivoli, casa de espectáculos que não deveria ser de privados mas do povo do Porto SE e só se gostasse das reacções do público portuense face ao “seu” Jesus Christ Superstar. A grande vedeta da cidade vem à aldeia ver se os campesinos são dignos do seu brilhantismo! Depressa! Todos a correr ao Rivoli a bater muitas palmas e a gritar “Encore”, não vá o Homem chatear-se e fugir daqui, cumprindo a sua chantagem emoc…quer dizer, o seu pedido razoável!

Sabes, Filipinho, a mim o que me interessa é todos os Fevereiros ir ver o Fantasporto ao Rivoli. Isso assegurado, o resto é igual ao litro. As tuas peças básicas e previsíveis, as tuas negociatas com o cara-de-cu que é Presidente da Câmara...isso não me diz nada!
Mas um conselho…não estás a falar com os teus actores. Evita de futuro declarações desnecessárias e idiotas como as que tiveste.

4 comentários:

Anónimo disse...

A cultura do entretenimento e o espectáculo fast-food está a chegar ao Porto e as as campanhas de marketing têm como base o capricho!!!

triste.

A Besta disse...

Mas o que me lixa mais é mesmo vir para aqui um gajo com um espectáculo e mandar uma boca do género: "se não forem ver este não há mais para ninguém". Como se o espectáculo adaptado que ele trás fosse uma obra quase com o estatuto de privilégio para nós, os parolinhos do Porto. Alguém que diga a esse senhor que apesar de termos um presidente da câmara que é uma besta repelente à cultura. o mesmo não acontece com muita gente daqui da cidade. Daí ele se sentir um nadinha ameaçado quanto ao possível sucesso deste remake que esse palhaço trás. Um verdadeiro amante da arte que representa esse senhor. sim senhor

Adriano Rocha disse...

Laferia
um nome que mais soa a uma doença daquelas que so o House pode curar, mas adiante.
pessoalmente não gosto do gajo, infelizmente já tive a experiencia de o ver aquando do "passa por mim no rossio" mas em minha defesa tinha cerca de 12 anos e não tinha voto na matéria.
o engraçado é que provavelmente o rui tretas ás tantas está a pagar mais a este animal que nos insulta do que pagaria para os verdadeiros artistas de palco.

Jimi

Fred disse...

epah 2 pessoas detestáveis no mesmo post… está complicado…! =p