domingo, 11 de fevereiro de 2007

NIN

Relativamente a este fim-de-semana em geral e a NIN em particular, só tenho a dizer que alcançam um grau extraordinariamente elevado na escala ducástica (para quem é iniciado na minha obra bloguística, “ducá” é uma neologia de minha lavra, que significa “do caralho”).
Faltam-me palavras para descrever o concerto. Os gajos são mesmo bons. Em CD e ao vivo! Não há mais nada para dizer!
Trent Razor y sus muchachos são um dínamo de energia a partir de um palco. Quando estás num concerto ao vivo e a meio da 1ª música já levaste 5 pontapés, 3 cotoveladas e cerca de 10 pisadelas, sabes que só podes estar num evento memorável!
O ambiente estava mesmo ao rubro, apesar do estranho cartaz à entrada que proibia mosh e crowd surfing. Mas a Mosh Police não andava por perto, por isso que importou isso? Eu sou bastante covarde, por sinal. Fico sempre muito à frente, mas não gosto de ficar na 1ª linha do mosh, prefiro ficar na linha de trás. E quem pode me censurar? Na 1ª fila arriscava-me a levar com uma bota na cabeça. Na 2ª ou 3ª fila estava a curtir activamente, mas na minha, sem riscos e…digamos que em 2 ocasiões diferentes aconteceram coisas bem mais agradáveis do que levar com um chute na cabeça.
Foi um fim-de-semana em cheio, no concerto a cervejinha era a verdadeira, a nortenha, a NOSSA Super Bock, houve bastante ervanário, maminhas ao léu, estive com amigos de Lisboa, amigos do Porto e amigos do Porto que vejo mais vezes em Lisboa que no Porto. Descobri uma moeda de 2 euros no bar do Coliseu dos Recreios, vi o Nuno Markl no Toys´R´Us do Colombo, e para finalizar em beleza, até o Varzim, de quem eu sou adepto desde pequenino (mas que só descobri ontem) ganhou. :D
Mas, brincadeira à parte, aqui fica o que eu gostei mais e menos no concerto:

O que gostei mais: De tudo! Trent quase em cima da 1ª fila na interpretação do Closer!
O facto de eles terem cantado a maior parte dos singles! Eu gosto de ouvir singles nos concertos, desculpem se ofendi. O facto de, ao contrário de outros concertos que eu poderia mencionar, não se terem ficado por desbobinarem o último álbum de princípio ao fim. O ambiente.

O que gostei menos: O facto de ter acabado tão depressa e não ter havido encore. Mas claro, há mais 2 shows hoje e amanhã. Pena eu não ser lisboeta (não acredito no que acabei de escrever!). A 1ª parte. Que raio de coisa era aquela? Às vezes pareciam os Madness dos anos 80, outras vezes pareciam mais banda para fazer o concerto de abertura dos Rage Against the Machine. E para terem reacção do público tiveram que estar sempre a perguntar: “Do you like NIN?” e alguém devia lhes ter gritado, “No, you idiots! We hate NIN, we´ve just come here to see YOU, Popus, or Populus or whatever your name is. Otherwise, we´d all be in Guimarães by now, watching Micakel Carreira at the Pavilhão Multi-Usos.” Olha, devia-me ter lembrado disso ontem!

PS – Quando cheguei hoje ao Porto, a 1a coisa que fiz foi votar. A 2ª foi pousar as malas. Literalmente. Parece que a isenção vai alcançar os 60%. Povo de merda! O referendo não será vinculativo, mas (e falando em PS), espero que o covarde governo PS do Sócrates faça o mesmo que o covarde governo PS do Guterres, ou seja, guiar-se pelo referendo, independentemente de este ser vinculativo ou não!

11 comentários:

Precious disse...

Pronto, estou a ver que também gostaste. E já percebi porque não nos encontrámos, eu estive sentadinha nas bancadas, prezo muito a minha integridade física.
Talvez no próximo concerto que haja em Lisboa, afinal no concerto dos Muse, encontrei uma amiga à entrada e à saída, sem termos combinado nada.
Também votei e também me irritei com a abstenção. Observei com interesse que, à excepção do Porto, o Norte e Ilhas são pelo Não e o Sul pelo Sim. Explicações?
Mas o que gostei mais deste post foi do facto de um nortenho ter usado a expressão: pena não ser lisboeta. Agora é que já vi tudo... ;)

Precious disse...

Outra coisa Sergy, mal se consegue ler o post por causa da cor da letra. É porque queres manter um certo secretismo?

Sérgio Mayor de Andrade disse...

Lol, por acaso já tinha reparado que a escolha da cor da fonte não foi extremamente feliz. Mas já está arranjado. Eu gosto mais de estar perto do palco, mas atrás do que eu chamo de "a linha kamikaze". Com sorte, o máximo que me pode acontecer é perder 1 ou 2 dentes.

Bem, quanto à votação, nada que não se esperasse. O norte tem uma população extremamente conservadora e catolicona; digo isso não no sentido de desrespeitar as convicções de cada um, mas para criticar a total dependência e subserviência em relação à Igreja Católica enquanto instituição de pressão social. Felizmente o Porto, apesar de não ter uma mentalidade tão aberta e tolerante quando poderia e deveria ter, é um bocado uma ilha urbana no meio de tanto conservadorismo. Aliás, o Porto sempre teve tendências liberais: em toda a história só há registo de uma vítima da inquisição ter morrido queimada no Porto; foi aqui que o D. Pedro desembarcou para combater o seu irmão absolutista Miguel; a geração intelectual de 1820, etc.

Precious disse...

Tens razão quanto ao que dizes no Porto. Mas mesmo assim, o Sim, venceu por uma margem mais curta do que noutros distritos.
Olha, estou a contemplar ir ao concerto de hoje, seriamente. E sozinha porque não arranjo companhia. Já não sei se o problema é falta de amigos ou falta de amigos com gostos compatíveis. Não sei qual das opções é pior. ;)
Mas acho que me vai custar menos ir sozinha do que não ir. Vamos ver como corre.

Sérgio Mayor de Andrade disse...

Bom, na zona urbana do Porto (Porto,Matosinhos,VN Gaia,Maia, Gondomar e Valongo) o SIM ganhou claramente. Agora essas terreolas mais longe é q foi o caraças...
Qnt ao concerto, eu iria...nao fosse ser longe a brava. Mas fazes bem...antes ires curtir sozinha q ficares a pastar em casa´!:D
Ve se apareces ca em cima no ultimo sabado de um qq mes, temos uma festa de goth/industrial bem fixe.

Precious disse...

Foi muito bom novamente. Mas não consigo arranjar o alinhamento.
Um dia destes, apareço na referida festa, Sergy.

Anónimo disse...

Vinda do blog da minha amiga Miss Precious, eis-me aqui!

Para começar, achei piada ao facto de teres usado a expressão “Trent Razor y sus muchachos”… eu também a usei no meu post sobre o concerto, mas devido à hemoglobina hispânica, que penso não ser o teu caso.

Tal como a MP, eu também fiquei sentada, pois já não tenho paciência para porrada! Se bem que hoje estou numa de bater em alguém…

Se o cartaz que proibia “mosh e crowd surfing” era estranho, mais estranho foi o facto de eu não ter sido revistada! E lá passei com a garrafa de água – ganda maluka!

Mamocas ao leu??? Não vi nada! Mas também eu vejo mal, e para mamocas bastam as minhas!

ADOREI os NIN! DETESTEI os THE CO CO… sim, que depois de os ver e ouvir mudei-lhes o nome! BITTE, não ofendas os Madness, esses faziam Ska a valer, estes Popós fazem uma bosta indiscritivel!!!

PS: Também fui votar, mesmo doentinha!

Sérgio Mayor de Andrade disse...

Ok, Miss chamam-se Sinergy Night, e são no Swing.bj

Oi, bem-vinda blackcat!
Quanto às mamocas, tavam mais cá em baixo, e mais pro fim da festa.:D

O "y sus muchachos" é uma private joke. Quando tinha 13 anos, um amigo meu gravou vários filmes porno num VHS que tinha cartoons da Warner Bros, e, para os pais não irem lá espreitar, ainda tinha o rótulo original, em espanhol ("Bugs Bunny y sus amigos") e tudo!
Vai daí eu às vezes uso sempre "y sus amigos" ou "y sus muchachos". Acho piada, é uma tolice minha.
Os Madness eram fixez, faziam uma música do SKAralho:D, aliás eu não os quis ofender, até porque eu sou fanático pelos anos 80 (product placement here: http://1980-90.blogspot.com/).
Ah, fizeste bem em ir votar, mesmo doente!:D
bj

Precious disse...

Peço desculpa tanto ao Sergy quanto à Cat porque também usei a expressão no meu post de hoje. Já não sei dizer quem plagiei, mas já está corrigida a expressão.

A Besta disse...

tb estive lá no sábado, e não há nada a acrescentar. Um concerto excelente! nem a falha de luz no palco conseguiu estragar a noite. na verdade, o espectáculo visto de cima era hilariante, com a visão de um público que mais parecia uma roda gigante como palco. muito bom mesmo! quanto ao encore? por mim tinha sido uma noite com sucessivos encores e só saía de lá segunda-feira, mas parece que era preciso mais 60 € . . . no mínimo . . .

Unknown disse...

Fuck! i couldnt go!!

DOnt remind me!! :P