domingo, 1 de abril de 2007

The Breakfast Club

Angústia Existeencial

Quem me conhece, ou está pelo menos familiarizado com o ensemble do meu opus bloguisticus sabe que eu tenho um apaixonado fascínio nostálgico pela cultura pop dos anos 80 (a oeste nada de novo; quem não tem!?)
O meu ardor 80ista é um mar de vagas de periodicidade e intensidade logicamente imprevisíveis, cobrindo de tempos a tempos esta ou aquela área da praia dos meus interesses.
Ultimamente, tenho vindo a arranjar (por vezes de formas não totalmente de acordo com as leis internacionais de defesa de copyright e do direito de propriedade intelectual) alguns filmes incontornáveis no campo da comédia teen dos anos 80.
Ok, não será Allen nem Lynch. Nem terão, na sua maioria, citações 80istas tão míticas como “Wax on, wax off” ou “Think, McFly, think!” ou “ET phone home!” MAS são filmes imprescindíveis para qualquer “Child of the 80s” que se preze (nasci em 1975, todo o meu banho cultural é 80s!). Falo de filmes como “Fast Times at Ridgemont High” (Sean Penn num papel de surfista adolescente pedrado 99% do tempo! Genial!), “Porky´s”, “Valley Girl - A Rapariga de Los Angeles”, “Fright Night - A Noite do Espanto”, “Weird Science - Que Loucura de Mulher”, “Pretty in Pink - A Garota do Vestido Cor-de-Rosa”, “16 Candles - 16 Primaveras”, “Revenge of the Nerds - Revolta dos Marados”, “Risky Business - Negócio Arriscado”, “The Breakfast Club - O Clube”, “Bill & Ted´s Excellent Adventure - A Fantástic Aventura de Bill & Ted”, e ainda alguns do final da década de 70, tais como "Meatballs-Almôndegas" e o lendário "Animal House", com o ainda mais lendário John Belushi, ou do início dos 90s como “Wayne´s World”.
Quando fui ver NIN em Lisboa, um amigo meu que só me dá bons conselhos sugeriu que eu comprasse “The Breakfast Club” na Fnac. Eu já tinha “e-mule-ado” o filme, mas uma vez que estava a €4,99 na loja, não hesitei. E em boa hora o fiz, porque “The Breakfast Club” juntou-se à vasta lista dos meus filmes favoritos, na mesma altura em que eu me juntei à vasta lista das pessoas que consideram este filme a obra-prima de John Hughes (escreveu e realizou), uma referência pop cultural dos anos 80 e O teen movie por excelência.
Compararmos este filme às outras grandes referências de Hughes, tais como “16 Candles” (escrito e realizado por JH), “Pretty in Pink” (escrito por JH), ou “Ferris Bueller´s Day Off – O Rei dos Gazeteiros” (escrito e realizado por JH, e o meu 2º filme favorito dele) - ainda não vi o “Weird Science” – é um bocado injusto.
Quando vemos “16 Candles” ou “Pretty in Pink”, e depois vemos “The Breakfast Club”, não podemos deixar de pensar que este último tem algo diferente. Os dois primeiros são comédias ligeiras e românticas, carregadas da essência dos anos 80 e lidando com os problemas típicos de adolescentes dos anos 80 (e de todas as outras décadas) tais como escola, relacionamentos, família e o ser aceite. “The Breakfast Club” lida com a mesma temática, mas de forma muito mais dramática e marcante.
A principal diferença nota-se na sensação fortemente claustrofóbica deste filme (que bem poderia ser encenado num palco) totalmente passado no edifício de um Liceu onde 5 alunos estão em detenção entre as 7 da manhã e as 4 da tarde de um sábado por pequenas infracções do código escolar. As 5 personagens não poderiam ser uma representação mais estereotipada da juventude teen americana de filmes (não é à toa que a escola secundária do "Not Another Teen Movie - Oh não! Outro filme de adolescentes” se chama John Hughes High”.): um “desportista”, um “crânio”, um “criminoso”, uma “maluca” e uma “princesa”. Todos com interesses e amigos diferentes, quando não incompatíveis. No início nem se falam, mas a sensação de isolamento, o confronto contra o “inimigo” comum, o director da escola (adultos e autoridade: o inimigo de sempre dos adolescentes, tanto aqui como na América, tanto no cinema como na realidade), leva-os a criarem laços de solidariedade, de confidência, e para o fim da tarde de forte amizade e mesmo amor que poderão (ou não) sobreviver na manhã de 2ª-Feira. O estereótipo que eles representam foi-lhes incutido pelo director e pela sociedade escolar, com tanta força que eles próprios acreditam nisso, e agem conforme é esperado que o façam. O filme gira à volta de uma carta que eles são supostos escrever, onde dizem ao director quem pensam ser: “Dear Mr. Vernon, we accept the fact that we had to sacrifice a whole Saturday in detention for whatever it was we did wrong. What we did was wrong, but we think you're crazy to make us write an essay telling you who we think we are. You see us as you want to see us... In the simplest terms and the most convenient definitions.”
Mas com o passar do tempo, as suas barreiras defensivas vão-se abaixando, e cada um vai expondo a sua alma, o seu coração e os seus problemas aos outros, numa psicologicamente violenta sessão de grupo forçada. Vemos então que nem tudo é a preto-e-branco como os filmes nos fazem crer. A idílica vida familiar da “princesa”, do “crânio” e do “desportista” mais não são do que fachadas; e eles sofrem na pele as frustrações dos pais, os problemas destes, e o obsessivo espírito de competitividade a que eles os sujeitam. Quanto à “maluca” e ao “criminoso” a vida familiar deles resume-se a indiferença no caso dela, violência no caso dele. Eles são todos fruto do meio onde vivem…e por isso sentem-se unidos. Até sempre ou até a manhã de 2ª. Não importa. Pois como a carta diz no final: “But what we found out is that each one of us is a brain…and an athlete...and a basket case...a princess...and a criminal...Does that answer your question?... Sincerely yours, the Breakfast Club.”
O filme conta com 5 dos principais 8 membros do Brat Pack (um grupo de jovens actores, adolescentes ou com cerca de 20 e poucos anos na década de 80 que entraram juntos em muitos filmes do género. Os outros 3 principais membros do Brat Pack são Rob Lowe, Andrew McCarthy e Demi Moore..a Wikipedia é nossa amiga!):
Emílio Estevez: no papel de Andrew Clark, o atleta lutador profissional que se sente obrigado a ganhar e a fazer tudo para agradar ao pai.

Anthony Michael Hall: representando Brian Johnson o aluno brilhante obrigado a um estudo constante pela família, de tal forma que chega a ponderar o suicídio por causa duma nota negativa.

Ally Shededy: no papel de Allison Reynolds, a solitária, cleptomaníaca e mentirosa compulsiva que deseja ardentemente ser notada.

Molly Ringwald: claro que Molly, a diva de John Hughes, actriz principal de alguns dos seus filmes, Lolita pura mas não ingénua de cabelos de fogo curtos não poderia faltar. Desta feita, fugindo um pouco ao seu papel de menina rebelde, interpreta Claire Standish, menina rica a quem o pai dá tudo, numa competição impiedosa contra a mãe dela, pelo amor da filha.

Judd Nelson: no melhor papel do filme (e da sua carreira). John Bender, o criminoso cool. O marginal sem papas na língua, que tanto está a assediar Claire (eles acabam juntos no final) ou a provocar Andrew, como a oferecer ganza aos amigos ou a sujeitar-se a uma sanção maior para os salvar. Bender, o gajo que disse pela primeira vez em filme ao director a expressão que toda a gente pensava que era de Bart Simpson: “Eat my shorts”. Matt Groening adora John Bender, aliás. Há um episódio dos Simpsons em que um Bart Simpson ainda na 1ª Classe recria essa cena com o Director Skinner. Já para não falar que o deliciosamente amoral robot de Futurama, Bender, é uma homenagem a este filme.
Ainda Paul Gleason no papel do director, papel que ele recria em Not Another Teen Movie, onde satiriza a cena de maior tensão com Bender. Em Not Another Teen Movie, Molly Ringwald, quase quarentona mais ainda uma bela MILF ruiva, também satiriza os seus próprios filmes: “How did you know he stole that line from Pretty in Pink?” Molly: “Trust me, I know!”

Antes de te afirmares um apaixonado da década de 1980, certifica-te que viste este.
Se só vires um filme de adolescentes na tua vida, certifica-te que é este.

3 comentários:

kimikkal disse...

off-topic: Andrade V 2.0 = Garbage V2.0 = Muito Bom.

Sérgio Mayor de Andrade disse...

Thanks!

Anónimo disse...

Eu, grande fan da cultura pop dos 80's, me confesso! :-)
a tua frase final não se aplica à minha pessoa - se queres 'luta' neste tema, eu sou uma oponente à altura! :-)
Mas deixa-me dizer-te que entre o BREAKFAST CLUB e o PRETTY IN PINK, eu prefiro o ST. ELMO'S FIRE (não me lembro do nome em português) - talvez porque retrata a entrada na vida adulta e as suas dificuldades...